Educar para a Paz

A Paz traduz-se na determinação de se promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência, e recordando que não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz, nem paz sem desenvolvimento sustentável.

 

O CNE tem como prioridade contribuir para um mundo mais justo, pacífico e sustentável, sustentado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como agenda prioritária até 2030 e, neste caso concreto, pelo ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. O CNE pretende, deste modo, formar e capacitar os seus escuteiros, para que os mesmos possam ter um papel ativo, crítico e decisivo na transformação social.

Com efeito, espera-se promover a tomada de consciência e a mobilização dos escuteiros para temas transversais às questões do desenvolvimento sustentável, como a proteção dos direitos humanos, a promoção de uma cultura de paz e de democracia, a promoção da justiça social, a defesa da sustentabilidade ambiental, económica e social, bem como a promoção da interculturalidade, da não discriminação, da igualdade de género e da paz, tendo em vista uma maior consciencialização sobre a importância destas questões para o bem-estar de todos.

Para além de os escuteiros serem beneficiados desta forma, através de todas as aprendizagens e experiências, beneficiarão também a comunidade e sociedade em geral, da qual fazem parte, como visa a 8ª Maravilha do Método Escutista – Envolvimento na Comunidade. Serão assim formados escuteiros mais responsáveis e comprometidos, atores de um processo de transformação social de sociedades mais justas, solidárias, inclusivas, sustentáveis e pacíficas.

Plataforma16
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.